5 coisas que aprendi com a faculdade de Jornalismo

lol

Para quem não sabe, estou no quarto período de jornalismo, ou seja, já está meio caminho andado para a minha sonhada colação de grau. Todo mundo que já fez faculdade, ou faz e está em um período mais avançado, sabe que aos poucos a mágica vai se perdendo em meio das provas, atividades, trabalhos, palestras e etc. Jornalismo é uma ótima faculdade e eu não me arrependo nem um pouco de ter escolhido ela e, felizmente, ainda há um pouco da mágica dela pra mim (se não houvesse, eu não estaria aqui escrevendo esse post, haha).

Bom, como muita gente fica indecisa se é uma boa ideia ou não escolher cursar jornalismo, resolvi fazer uma listinha das lições que aprendi com o curso para dar um pouco mais de noção sobre o que você vai encontrar por lá. Mesmo que você não queira fazer jornalismo, tem umas curiosidades bacanas que acho que você vai gostar de saber! 🙂

Sem mais delongas, aqui estão as cinco coisas que aprendi com a faculdade de jornalismo:

Apuração é a alma do negócio –  Eu sei que essa pode parecer um pouco óbvio, falando assim, mas é realmente verdade. Toda notícia, antes de ser transmitida para outras pessoas, precisa ser apurada. Muitas vezes, na euforia de dar a notícia antes que o concorrente, ela pode vir com informações tortas ou completamente erradas. Basicamente, jornalismo é apurar, apurar, apurar. Acreditem, não tem nada mais bad do que publicar uma retratação de alguma notícia dada (retratação é quando um jornal explica que a notícia estava errada e, geralmente, se desculpa com o público).

Sempre há dois lados da mesma história – Nem todos os jornais parecem saber disso, pelo o que vejo por aí. Mas não importa o quão o terrível for um caso, sempre vai haver dois lados. Seguindo a linha do primeiro item, muitas vezes os jornais vão omitir uma parte da história para fazer as coisas parecerem o que não são e colocar o público contra ou a favor de tal lado. Um jornalista tem que aprender a ouvir e se retirar da matéria. Acho que esse item não vale apenas para o jornalismo, mas para a vida também, não acho certo julgar alguém antes de saber o lado da pessoa.

Tempo é sagrado – A deadline é o prazo final para a entrega de algo e deve ser respeitado. Não só em uma redação, mas na sala de aula a deadline é algo muito importante também e os professores costumam ser bem rígidos em relação a isso no curso de Jornalismo. É um compromisso, porque geralmente é muito difícil mudarem o tempo limite para se entregar algo, ou seja, é essencial se organizar para não dar problemas.

Não é só de jornal que vive um jornalista – Quando eu entrei na faculdade, imaginei que ao me formar em jornalismo eu tinha duas opções: ser jornalista ou ser assessora de imprensa. Mas não é bem assim, não. Para a minha felicidade, descobri que a área do jornalismo é bem ampla, jornalistas podem trabalhar em revistas, portais, blogs (hehe), comunicação interna, marketing e muitas outras coisas! Por ter uma grade de matérias bem versátil, acabamos aprendendo de tudo um pouco.

É essencial procurar saber mais – Ainda na faculdade é muito comum ter que falar de diversos assuntos. Jornalismo não é um curso que tem uma rotina, sempre tem algo novo para comentar ou escrever sobre, você querendo ou não. Para nunca fazer feio, claro, o ideal é sempre buscar saber mais. Vai falar sobre política? Sempre é bom dar uma pesquisada nos cargos e funções. Vai falar de moda? Sempre é bom ver quais são as últimas tendências. Esportes? Leia um pouco sobre os times e suas histórias. Mesmo que seja algo que você use em apenas em uma matéria, é conhecimento que você vai carregar com você e, como diz o ditado, conhecimento nunca é demais.

Claro que não foi tudo o que aprendi com a faculdade, mas acho que essas foram as coisas mais importante/legais que tenho para compartilhar. Muitas desses tópicos podem valer para blogueiros também, não somente para jornalistas.

E aí? Curtiram? Me contem nos comentários! 🙂

Beijão,

=)

13 comentários em “5 coisas que aprendi com a faculdade de Jornalismo

  1. Adorei o seu post! Eu faço Ciências Sociais, e to num período de indecisão se quero continuar mesmo no curso por que to perdendo um pouco desse encanto… Adorei ver um pouco da sua experiencia no curso que você gosta sendo compartilhada =D

    http://www.malusilva.com.br

    • As vezes tão seja só rotineiro se sentir desanimado com o curso, mas se você sentir que já está muito tempo sem o encanto talvez não seja exatamente o que você queria. Só ficar de olho, qualquer coisa, nunca é tarde para novos ares, hehe 🙂 Que bom que gostou, Malu! Obrigada pela visita ❤

  2. Hey,
    adorei esse post, estou doida para fazer uma segunda faculdade e minha primeira opção é jornalismo, então amei o conteúdo e fiquei ainda mais interessada neste curso.

    Beijos

    • O curso, com certeza, é um dos mais interessantes. Sempre ouvi falar que é o que você conhece mais pessoas novas e foge da rotina, e é isso aí mesmo! Tomara que você entre pro time dos jornalistas, seria muito legal te ter como futura colega de profissão 😀 Obrigada pela visita! Beijos ❤

  3. Ei Leticia. Eu já sou jornalista e a principio eu trabalhar com televisão. Cheguei a fazer estágio no MGTV, mas acabei indo parar em uma assessoria de imprensa. Hoje, busco me especializar em moda, para mesclar as duas áreas… Ficou ótimo seu texto es espero que você alcance o sucesso! Beijos
    http://www.uberfashionblog.wordpress.com

    • Muito lega, Tina, eu estou estagiando na Record News ES, mas acho que meu negócio mesmo é assessoria 🙂 Muito legal fazer essa especialização, também queria muito! Que bom que curtiu o texto! Muito obrigada pela visita ❤

Deixe um comentário

