Motivos para ter um caderno de ideias (e como começar o seu!)

sjdsjd

Sabe aquela ideia sensacional que você teve enquanto estava no ônibus, que você tinha certeza que não iria esquecer quando chegasse em casa e… esqueceu? Pois é, minha gente, também já sofri do mal crônico de ter ideias ótimas e, por confiar demais na minha cabeça, esquecer delas. É chato e desgastante, porque quanto mais você tenta se lembrar, mais cansado e menos concentrado em outras coisas você fica.

Resolvi então, virar adepta daquela ideia clichê que todo mundo já conhece e não dá muita bola: comprei um caderno para anotar minhas ideias. Olha, vou te contar, achei que não faria diferença, mas não é que fez? Anotar ideias desocupa muito a cabeça, você não tem que pensar naquilo o tempo todo e pode se concentrar em outras coisas que pedem mais atenção.

Claro que tem gente que prefere, simplesmente, anotar tudo no celular, mas eu acho que pegar e escrever caneta no papel ajuda muito mais, ainda porque você pode viajar, rabiscar, desenhar e sei lá mais o que sua ideia pode demande.

Para quem quiser começar a fazer como eu, a receita é simples: um caderninho que caiba na bolsa, um caneta e ideias. Simples, né? Nem parece que dá certo! Existem tantos jeitos para anotar uma ideia que eu nunca conseguiria listar todos. Tem gente que gostar de escrever tudo aleatoriamente nas páginas, outras preferem datar e separar por espaços, há quem goste de anotar uma ideia atrás da outra em sequencia, etc.

No começo pode até ser um pouco complicado e você pode não saber exatamente o que anotar para expressar completamente sua ideia, mas aos poucos você vai pegando o jeito e descobrindo qual modo é o melhor para sua cabeça (afinal, só você vai ler o caderno mesmo).

Uma dica legal é ir riscando as ideias à medida que ir utilizando! Outra coisa legal é comprar aqueles cadernos que já vem com um elástico para pôr a caneta, são super práticos e não é necessário caçar a caneta na bolsa. Ou, se você gostar de carregar na bolsa canetas de cores diferentes, dá para distinguir ideias uma das outras (como ideias para a casa de uma cor, ideias para um texto de outra, para uma festa outra, etc).

Se você se interessar, vou colocar aqui em baixo alguns modelos legais de caderno para você dar uma olhadinha e começar o seu. Claro que são apenas sugestões porque são cadernos bonitinhos, mas dá pra usar também aqueles cadernos mais simples que se vende em papelaria. 🙂

dpsldp

1.  Série Amabilité – Amelie – Libretto | 2. Caderneta com Pauta Waves – Joy Paper | 3. Série Inventário dos Sonhos – Café, canela & Chantily – Libretto | 4. Ciceros Sketch Collection 2012 | 5. DC Comics – Wonder Woman | 6. Star Wars – Storm Trooper | 7. Cicero Papelaria Essenciais

Se você decidir começar seu caderno de ideias, me conta nos comentários! Tomara que o post tenha sido útil ❤

Um beijo,

=)

20 comentários em “Motivos para ter um caderno de ideias (e como começar o seu!)

  1. Eu sofria do mesmo mal, Letícia, até que me entupi com caderninhos pequenos que cabem em qualquer bolsa e passei a anotar de tudo, tudo mesmo, não só as ideias. Tenho mania de fazer listinhas do que fazer no dia, escrever frases sem sentido que possuem sentido apenas naquela hora, sabe… enfim, serve pra tudo!
    Amei o blog! Beijos.

    • Esses cadernos são uma salvação, né não? A vida melhora muito com eles, hehe 🙂 Que bom que gostou daqui ❤ Muito obrigada pela visita, viu? 😀

  2. Adorei Lê! Eu tenho uma agenda e a uso para me organizar, acho muito útil. Agora que voltou as aulas, tava pensando seriamente em comprar uma agendinha dessas para poder organizar minhas ideias e blogs, essas coisas. Curti as dicas, vou adquirir um :)))
    Beijo, le :*

    • Que legal que você vai começar um também! Você vai ver a diferença que faz, ainda mais para nós que temos blogs! Que bom que gostou do post, Lê! Obrigada pela visita ❤

  3. Adoro esses caderninhos fofos com elastico pra prender! comecei usar um pra anotar ideias, compromissos, senhas, musicas e tudo mais que me viesse na cabeça e foi a melhor coisa que eu fiz na vida, me ajudou a me organizar melhor e deixar tudo junto em um lugar só. Adorei o post. beijinhos

    • O engraçado é que muito gente acha que não vai ajudar em nada, mas mal sabem que esses caderninhos são ótimos pra tudo na vida! Que bom que curtiu, Andressa ❤ beijos e obrigada pela visita 😀

  4. Nossa meu marido fala o mesmo e briga comigo porque eu não anoto minhas ideias..Vou começar fazer porque as vezes esquecemos daquela ideia maravilhosa que tivemos..Adorei o post.Bjusss

    http://petitluxo.com/

    • Esquecer de uma ótima idéia é terrivel, né? Que bom que você vai começar a anota-las 🙂 depois me conta se ajudou! Muito obrigada pela visita ❤

  5. Depois que comecei a andar com um caderninho sempre por perto, as idéias começaram a fluir melhor. Várias frases acabaram virando posts pra blogs, títulos e por aí vai. Esta com certeza é a melhor dica. Tenham um caderno sempre por perto de vocês!!!

    • Por ajudar a tirar um pouco das coisas da cabeça, o caderninho ajuda mesmo no desenvolvimento de ideias! Esse post meu, inclusive, estava no meu caderno, haha 🙂 Muito obrigada pela visita ❤

  6. Não troco meus caderninhos por um bloco de notas no celular ou no computador por nada. hahah Nada melhor do que por suas ideias no papel, não é mesmo?! 😀 Beijoos

    • Isso aí! Até porque eu sempre esqueço de olhar as anotações do celular (já deu pra ver que sou muito esquecida), nada melhor para lembrar do que um caderno na bolsa! Muito obrigada pela visita ❤ Beijão!

  7. Uma ideia a por em prática. Então naqueles momentos em que apenas a escrita nos alivia a alma? Sempre na minha pasta.

  8. Eu sempre escrevo em bloquinhos, escrevo palavras soltas que só eu entendo ! hehue, preciso comprar uma moleskine dessa! adorei o post. Beijinhos.

    • Meu caderno é cheio de palavras soltas também, hehe 🙂 São lindos, né? Que bom que gostou ❤ Obrigada pela visita! 😀

  9. Vou te confessar uma coisa… Depois que criei meu caderno de idéias, minha vida ficou muito mais organizada e mais fácil. Levo o meu para todos os cantos, não esqueço um minuto se quer. Realmente um caderninho é bom para tudo, até para esfriar a mente! Ótimo post, amei ❤

    • É uma maravilha mesmo! Querendo ou não, caderninhos trazem uma mudança drástica para nossa organização 🙂 Que bom que curtiu! Obrigada pela visita ❤

Deixe um comentário

